sábado, 7 de agosto de 2010

A resposta está na pergunta

O Enem verifica a capacidade do aluno de entender o que se pede.

Parece incrível, mas boa parte do Enem baseia-se apenas na capacidade do estudante de compreender as perguntas. Por vezes, todos os elementos necessários para que se ache a resposta certa estão contidos no próprio enunciado da questão. O antigo Enem era quase inteiro assim, e o novo Enem, mesmo com maior exigência de conteúdo, continuará a valorizar muito a "competência leitora".

Quando se fala de competência leitora, não se trata só de texto escritos, mas também da capacidade do aluno "ler" corretamente gráficos, mapas, fotos e tabelas, tirando deles todas as informações. Por exemplo, quando você observa uma pintura, pode, pela roupa das pessoas, concluir qual é a época retratada. Se olha para um gráfico sobre a inflação, pode deduzir se os preços sobem ou descem apenas pela inclinação da linha.

O que se exige do aluno é que leia o enunciado com calma e concentração, assimile as informações, analise as alternativas e chegue uma conclusão. É fundamental não se intimidar com assuntos desconhecidos, pois, com frequência, a própria pergunta instrui você a respeito do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário